domingo, 8 de janeiro de 2012

Chapada - Distrito de Ouro Preto

Já fiz alguns posts do interior de minas aqui no Viagem Independente como Carrancas, Sabará e Glaura. Se você quer ainda mais sossego, vá pra Chapada!

Segundo um morador, o distrito tem menos de 50 habitantes, desconsiderando aqueles que chegam para passar o fim de semana. Da entrada você pode ver praticamente todo o vilarejo, com a igreja ao centro. Para atravessar todo o perímetro urbano, a distância deve ser uns trezentos metros.


Além de ser um ótimo lugar para ficar a toa, dando uma voltinha e parando em cada um dos três botecos para uma cerveja e um belisco, você ainda pode fazer passeios muito legais na região, como visitar cachoeiras, caminhar até Lavras Novas ou subir os picos da região (recomendo). O lugar é bem servido em relação aos trekkings, até porque a estrada real corta o lugarejo, e os marcos estão espalhados por ali.

Para se hospedar, existem dois campings, pousadas e casas para alugar. Nos hospedamos no Camping do Chará, que recomendo a todos. O lugar é bonito, bem cuidado, e tem água corrente no terreno. O Chará é muito gente boa, pode dar muitas dicas. Ele também trabalha como guia da região e ajudou a selecionar os pontos onde seriam colocados os marcos da estrada real. Não deixe de trocar uma idéia com ele.


Se não quiser ir para dormir, uma opção é ficar em Lavras Novas e conhecer a chapada em um passeio de um dia, que seria suficiente para conhecer o casario, visitar a cachoeira mais próxima (1km de distância, a trilha começa ao lado da igreja, junto ao bar das cobras) e tomar umas na volta. Tudo sem pressa.

A estrutura se resume a uma pequena venda. Os botecos servem almoço e tira-gosto. Não existe posto de gasolina ou lojas de artesanato.

Para chegar lá, siga para Ouro Preto. Pouco antes da entrada, pegue a rodovia sentido Mariana. Logo aparecerão placas indicando Lavras Novas. Siga a sinalização e logo você pegará estrada de terra (alguns quilômetros a frente). Na estrada de terra haverá uma única bifurcação. Siga o caminho da esquerda para Lavras Novas ou direita para a Chapada. Não tem erro. Após a bifurcação o trecho é curto, cerca de 3 ou 4km. De onibus, existe apenas um por ida em cada sentido, informe-se em Ouro Preto sobre o onibus para Santo Antônio do Salto, que passa por lá.


Mais informações sobre a chapada clique aqui.

Abraços
Thiago Rulius

Um comentário:

Juh plus! Iza disse...

Bacana! Vou visitar com minha namorada!