quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Auvers-sur-Oise

A igreja de Auvers

A pequena cidade de Auvers-sur-Oise tinha tudo para ser desconhecida de todos, a exceção de seus cerca de seis mil habitantes. Deve ter sido assim até o fim do século XIX, quando a cidade passou a abrigar pintores franceses que depois seriam reconhecidos no mundo artístico, como Charles Daubigny, Camile Pissarro e Paul Cezanne. Não bastassem estes nomes, a cidade ganhou até mesmo certa notoriedade por ter abrigado o pintor Vincent Van Gogh em seus últimos dias de vida.

Estátua de Van Gogh
Van Gogh chegou a Auvers após deixar o hospício próximo a Saint-Remy, no sul da França. Na nova cidade, poderia ser atendido pelo médico Paul Gachet, residente em Auvers e que havia tratado anteriormente de Pissarro (que o indicou ao irmão de Van Gogh, Théo) e Cezanne. Gachet também era pintor amador e colecionador de arte, o que criaria um vínculo maior entre paciente e médico. Além do mais, vivendo ali, Van Gogh estava bastante próximo de seu irmão Théo, que poderia socorrer em caso de necessidade.

Hoje o turismo em Auvers-sur-Oise gira basicamente em torno de Van Gogh e dos outros pintores que viveram na cidade. Mas nem só por isso ela merece uma visita, pois qualquer turista que vá ficar exclusivamente em Paris pode encontrar ali uma pequena prova da vida em uma pequena cidade da França, com suas casas centenárias e canteiros floridos.

Canteiro de flores em Auvers
Apesar de muito perto de Paris (cerca de 35km), Auvers tem uma avenida principal relativamente movimentada e demais ruas completamente sossegadas. É uma cidade gostosa para uma caminhada descompromissada, com suas casas antigas de pedra e paisagens seculares. Um detalhe interessante do passeio em Auvers é que várias das paisagens da cidade foram pintadas pelos artistas citados acima. Quando o local ainda existe, é possível ver uma placa no local aproximado onde a obra teria sido realizada, e nesta placa está uma reprodução da pintura, para comparação com a paisagem original. Caso queira fazer um passeio buscando estas placas, basta comprar um mapa (por 1 euro) no balcão de informações turísticas da cidade, com a localização de cada uma destas pinturas.

O castelo de Auvers
Auberge Ravoux, hoje Maison Van Gogh
Mas a cidade é especialmente interessante para os fãs de Van Gogh (meu caso): É possível visitar a igreja de Auvers, pintada por ele e que atrai pintores que montam ali seus cavaletes para fazer novas versões e interpretações do local. Está aberta para visitação a pequena pensão onde ele morou (hoje Maison Van Gogh), assim como os tumulos dos Irmãos Théo e Vincent Van Gogh no cemitério da cidade. No parque Van Gogh há uma estátua feita pelo escultor Zadkine, na avenida principal, e ainda é possível visitar a casa do doutor Gachet. Tive a oportunidade de visitar o castelo, a igreja e o cemitério apenas (era terça feira e descobri apenas na cidade que as demais atrações funcionavam apenas de quarta a domingo). Ainda assim, foi uma viagem emocionante e bastante comovente para mim, que sou um fã do pintor. Gostaria de ter montado ali um cavalete e passado toda a tarde pintando a famosa igreja, ou pelo menos ter um pouco mais de tempo para fazer um esboço a lápis.

Rua em Auvers
De qualquer maneira, seja você um fã de pintura ou não, a cidade de Auvers tem um certo charme e considero uma visita interessante, e pode ser feita como day trip a partir de Paris numa boa. Para chegar lá, vá até a gare (estação) St. Lazare e compre um bilhete para Auvers-sur-Oise. O trem o levará até Pontoise, onde deve ser feita uma baldeação para Auvers, sem necessidade de comprar novo bilhete. Existe um trem direto da Gare du Nord, porém este não é diário, então será necessário verificar que dias ele segue para lá caso queira usar esta opção. Ao chegar em Auvers, já compre a passagem de volta, pois a bilheteria fecha cedo e a passagem serve para qualquer viagem no dia.

Tumulos dos irmãos Van Gogh - Tragédia em familia

Para quem quer levar uma lembrança, a banca de informações turísticas vende souvenirs relacionados a Van Gogh, como posters, canecas, canetas e outros. Alguns deles importados inclusive do museu Van Gogh, em Amsterdam.


Outras atrações da cidade são a casa e o atelier de Daubigny, que também estavam fechados na terça-feira, e o castelo de Auvers.



Abraços.
Thiago Rulius.

Nenhum comentário: