domingo, 20 de outubro de 2013

Versailles

Palácio de Versailles e parte de seu jardim
 
Ninguém me falou, mas acho impossível que outra atração nos arredores de Paris seja mais visitada que Versailles. Certamente não pela cidade, que existe a sombra do seu glorioso palácio, este sim o centro das atenções.

Assim que chegamos lá, após um curto trajeto de trem (que nem dá para chamar de viagem), chamou atenção a quantidade de turistas se aglomerando a frente do castelo. Mesmo assim, tinha uma ótima expectativa, especialmente depois de conhecer o palácio do Catete e seu jardim no Rio de Janeiro. As proporções são completamente diferentes, mas o nosso palácio merece, e muito, uma visita. Claro que Versailles vai muito além do Catete. Apenas o trecho do palácio que visitamos, que imagino não seja 20% do seu tamanho total, já deve ser maior que o palácio brasileiro.

Logo na entrada, uma longa fila, que pudemos pular por já ter comprado os ingressos anteriormente, no guichê de informações turísticas que fica entre a estação de trem e o castelo, vendido com uma sobretaxa de dois euros.

Adornos do palácio




Lá dentro, o “caminho feliz” é visitar o palácio em primeiro lugar (até mesmo porque seu horário de visitas é encerrado antes do jardim). Foi o que fizemos. Pegamos os audioguias (grátis, ou com preço embutido no valor de entrada) e começamos a explorar os aposentos do palácio.

Quarto da rainha Maria Antonieta
Apesar de termos seguido para lá em uma quinta-feira, dia que não é dos mais batidos e que supostamente o lugar não está tão cheio, parecia não caber mais ninguém ali. Mesmo com toda a beleza do castelo, fica bastante difícil, para não dizer impossível, sentir a sua atmosfera.  A todo momento passavam aquelas excursões onde o guia vai a frente levando sua varinha com uma fitinha colorida a ponta, seguida por um grupo de turistas com os dedinhos nervosos, disparando fotos de qualquer coisa que apareça a sua frente. Cheguei a ver uma turista, após ouvir a explicação do seu guia, apenas levantar o braço com a máquina fotográfica para disparar a foto de um aposento que ela sequer entrou e nem conseguia ver o que tinha, já que era baixinha e tinha dezenas de pessoas a sua frente.

Mas mesmo com todo o antoclímax do lugar, existem aposentos extremamente interessantes, como os quartos do rei e da rainha, e as salas para realizar cada uma das suas obrigações: a sala onde o rei recebia seus súditos, a sala onde jantavam (com um espaço com várias cadeiras, estilo sala de aula, para que alguns bajuladores pudessem vê-los jantar), o quarto da rainha com sua passagem secreta (usada por Maria Antonieta para tentar escapar da guilhotina, o que não adiantou), entre outros. A sala dos espelhos também é muito bonita e enorme, neste cômodo deu para imaginar como seria um baile naqueles tempos (comece retirando a metade dos turistas e imagine os demais com roupas de época que já é um começo).

A famosa sala dos espelhos de Versailles
 
No mais, repare os papéis ou forros de paredes, pinturas, esculturas e móveis de época espalhados pelos aposentos (mesmo que parte da mobília não seja original, já que muitas peças sumiram ou foram destruídas durante a revolução francesa). Para quem repara nos detalhes, é uma festa. E não deixe de pegar seu audioguia, que enriquece bastante a visita.

Panorâmica do jardim de Versailles

Quanto aos jardins, estes são maravilhosos. Na região mais próxima ao palácio, estão os jardins mais contemplativos e tradicionais, com canteiros de flores, caminhos e árvores com efeitos de topiaria. Mais afastados, o grande lago (que se vê do palácio) onde se pode alugar barcos e remar por ali, além dos bosques e das outras atrações (Grand Trianon, Petit Trianon e Domínio de Maria Antonieta). Não visitei estes outros atrativos, que são pagos a parte, e apesar de não tê-los conhecido, posso afirmar que, se você quer conhecer com calma os jardins de Versailles, só compre o ingresso full (que dá acesso a estas atrações) se tiver chegado cedo, pois do contrário vai faltar tempo para conhecer tudo. O lugar é enorme.

Vista do castelo a partir de seu jardim


Para quem não quer (ou não pode) andar demais, é possível alugar um carrinho, mas o preço é alto (trinta euros, se não me engano).

Minha opinião é que o lugar vale a visita, especialmente o jardim, que por ser tão grande, não se nota a quantidade de turistas. No caso do palácio, não posso negar que é muito bonito, mas gostaria de ter conhecido outros (como Fontainebleau) que também são turísticos, mas muito menos visitados que Versailles, para fazer um comparativo. A quantidade de gente dentro do castelo reduz o prazer da visita. Acreditem ou não, e podem me chamar de doido, mas meu prazer em conhecer o sossegado palácio do Catete foi maior (mas não estou dizendo que seja mais bonito, não confundam).

Uma bela galeria do palácio

Outras informações

Como chegar: Pegue o trem RER C5 na estação Invalides de metrô (compre o ticket nas máquinas automáticas, opção Ile de France). Compre o bilhete de volta ainda em Paris ou assim que chegar, pois no horário de partida a estação vira um inferno, com filas enormes para comprar a passagem. Ao descer da estação, basta andar algumas poucas centenas de metros (é bem perto). Siga para a direita e depois esquerda, ou siga o fluxo de pessoas.

Preços
  • 15 euros para palácio e jardins (17 com sobretaxa do escritório de turismo).
  • Para o passaporte (acesso também ao Grand Trianon, Petit Trianon e Dominios de Maria Antonieta, o preço varia de acordo com o dia da semana, indo de 19,50 a 26,50.
OBS: As livrarias FNAC vendem ingressos para vários museus e outros atrativos turísticos de Paris. É possível que vendam entradas para Versailles também. Estude esta possibilidade para todas as atrações mais concorridas. Mesmo pagando um pequeno acréscimo, a economia de tempo pode significar a visita a mais uma atração no mesmo dia.

Abraços
Thiago Rulius

3 comentários:

Miriam disse...

Maria Antonieta tinha mais que ficar louca mesmo, dormir num quarto enfeitado desse, rsrsrs, brincadeiras a parte, Versailles me parece fascinante, de um tamanho impressionante, muito lindo!

Anônimo disse...

Versailles realmente é fascinante!!!! Com seus castelos e jardins é uma visita obrigatória para quem

Anônimo disse...

Adorei Versailles,é lindo demais!!!!